fabricaçao de tubos de aço


Existem 2 métodos básicos para fabricar os tubos de aço:

a) Usando uma ferramenta chamada "calandra" que dobra a chapa de aço em torno de si mesma e as extremidades são soldadas, resultando nos chamados "tubos soldados" ( ou "com costura" )

b) Através de um processo que aquece um tarugo ( um cilindro maciço ) de aço, que depois é subitamente resfriado fazendo "soltar" o "miolo" do tarugo , ficando somente uma "casca" inteiriça, a qual é na verdade um "tubo sem costura" ;

Este processo foi desenvolvido e aperfeiçoado pela Mannesmann , industria pioneira na produção de tubulações sem costura ;

O aço é fabricado a partir de uma composição de ferro ( elemento básico ) ao qual são adicionados vários elementos quimicos , resultando em vários tipos de aço, cujas propriedades variam conforme os elementos adiconados ao ferro básico.

Assim temos por exemplo, o aço comum ( ferro + carbono ) , o "aço-rápido" ( com alto teor de carbono ), o aço cromo e o aço cromo-vanádium ( ferro + cromo + vanadium ) muito usado para fabricar ferramentas, etc, etc.

Os talheres de aço inox, por exemplo, levam uma combinação de "ródio" para garantir aquela dureza e resitência necessárias nas facas de alto poder de corte !!

Todas estas formulações são padronizadas através de normas nacionais e internacionais, sendo as mais conhecidas e aplicadas , a Norma DIN , a Norma SAE, a Norma ASTM ( a primeira alemã e a 2a e 3a americanas ) normas estas que regulam a fomulação do produto, as dimensões e a as propriedades físicas de cada composição. ( tem aço que não dobra, tem aço que não quebra, tem aço que não enferruja ( aço inox) , etc, etc )

PAra as tubulações em geral ( destas usadas em projetos de bombeamento de líquidos, por exemplo) os tipos mais comuns são>

Tubos com costutra DIN 2440, ou DIN 2441, ou DIN 2448> são tubos de aço em cuja composição química entram subprodutos ( escória) do processo de produção das chapas de aço e cujas dimensões apresentam paredes dos tubos mais finas que os tubos classificados pela SAE.
Resultam em tubos com maior grau de corrosão e menor vida últil ( 8 a 10 anos de vida útil )

Tubos sem costura SAE , normalização ASTM A 106, Schedule 40, 60 ou 80, cujo aço leva uma liga maior de carbono para ficar mais resistente à corrosão e cujas paredes são mais grossas que nos tubos de padronização DIM. ( são tubos usados em instalações petroquímicas ) .
São tubos mais resistentes e mais duráveis ( 15 a 20 anos de vida útil ).

Acho que deu pra dar uma idéia, certo??

Fonte(s):

34 anos de engenharia !!
Avaliação do autor da pergunta:
5 de 5
Comentário do autor da pergunta:
valeu mano . mais quais as maquinas que precisa para fazer todo processo incluindo maquina de solda, calandra . quais as outra ? pois eu quero sonhar com uma fabrica de tubos. mi responda pelo msn
elisandro1995pinheiro@hotmail.com
mesmo se eu estiver offiline manda uma menssagem que depoiseu leio

Não é a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas

Atualmente não há comentários para esta pergunta.

Outras Respostas (2)